A depressão Barra vai aproximar-se a partir desta terça-feira, 7 de dezembro, de Portugal continental e atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira.
Associada à depressão está uma superfície frontal fria que vai trazer chuva persistente, especialmente nas regiões do norte e centro, e virá acompanhada de trovoadas e intensificação do vento, que serão temporárias.
Durante os próximos dias, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para uma diminuição das temperaturas, pelo menos nos dias 8 e 9 de dezembro, com queda de neve nas terras altas.
A mudança no estado do tempo deve-se à passagem de superfícies frontais ativas em Portugal Continental, associadas a “sistemas depressionários muito cavados no Atlântico Norte”, diz o organismo.
Apesar do frio esperado no feriado, a temperatura do ar deverá subir, “em especial na região nordeste, onde será acima do normal”.
Segundo o IPMA, na Maia, a chuva ficará até sexta-feira, 10 de dezembro. Até domingo, a temperatura máxima rondará os 15º, sendo o feriado o dia mais frio, com máxima de 12º e mínima de 9º.
Já sabe: durante os próximos dias não se esqueça do casaco nem do guarda chuva!