Após cinco semanas de aumentos consecutivos, os preços dos combustíveis vão registar uma descida na próxima semana, com o gasóleo a baixar 3 cêntimos por litro e a gasolina 1,5 cêntimos.
A tendência ascendente nos preços dos combustíveis, que se verificou ao longo das últimas semanas, vai inverter-se na próxima semana. De acordo com informações avançadas ao Expresso por uma fonte do setor, espera-se uma diminuição de 3 cêntimos por litro no preço do gasóleo simples e de 1,5 cêntimos no preço da gasolina.
Esta alteração nos preços é influenciada pela evolução dos preços dos refinados a nível internacional. Concretamente, esta semana registou-se uma descida média de cerca de 28 dólares por tonelada no preço do gasóleo e de aproximadamente 11 dólares no preço da gasolina em relação à semana anterior.
Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os consumidores poderão esperar um preço médio de 1,692 euros por litro para a gasolina simples 95 e de 1,619 euros por litro para o gasóleo, já na próxima semana. É importante salientar que estes valores representam uma média nacional, podendo variar consoante o posto de abastecimento, a marca e a localização.