As artérias centrais da cidade de Anadia foram tomadas por uma invulgar inundação de vinho tinto na manhã de domingo, dia 10 de setembro de 2023, após o rompimento de dois depósitos pertencentes à Destilaria Levira.
O imediato esforço dos Bombeiros Voluntários de Anadia foi essencial para canalizar o vinho até uma estação de tratamento de águas residuais, evitando assim que o produto atingisse o rio Cértima, o que poderia resultar num grave desastre ecológico.
Até ao momento, as circunstâncias que levaram ao rompimento dos depósitos ainda estão por determinar. Contudo, a Destilaria Levira não se furtou às suas responsabilidades. Em comunicado, a empresa declarou: “Assumimos total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação dos danos, e contamos com equipas prontas para agir de imediato. Estamos totalmente comprometidos em remediar esta situação com a maior brevidade.”
A destilaria solicitou aos residentes afectados que documentem os danos através de fotografias e as enviem para a empresa, a fim de agilizar o processo de compensação e reparação.
Ver esta publicação no Instagram