A Vigararia da Maia, na Diocese do Porto, realizou um “Mega Arraial” para 1500 peregrinos internacionais provenientes de 12 países, oferecendo um vislumbre da cultura portuguesa através de gastronomia, marchas populares, folclore, fanfarra e uma tuna académica.
No contexto dos ‘Dias nas Dioceses’, uma semana de atividades que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, a Vigararia da Maia deu as boas-vindas a peregrinos de variadas nacionalidades, incluindo a Eslováquia, França, Espanha, Alemanha, México, Argentina, Congo, Venezuela, Brasil, Taiwan, Coreia do Sul e Macau. As informações foram confirmadas pelo padre João Emanuel Pereira em declarações à Agência ECCLESIA.
O padre Pereira, responsável vicarial, declarou que o objetivo do evento era permitir a interação entre as diferentes culturas. “Faz-nos muito bem, também aos nossos jovens e às nossas pessoas de cá poderem ter esta experiência mais alargada dos ‘Dias nas Dioceses'”, explicou.
O ‘Mega Arraial’ ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, em Moreira, onde os participantes puderam experimentar um pouco da cultura portuguesa e das festividades populares. Os eventos incluíram atuações de um grupo de cavaquinhos, tunas, marchas populares e música de discoteca.
Ka Keon Cmiahg, um jovem de Macau que está hospedado no Centro dos Missionários Combonianos, expressou a sua satisfação com a “experiência de partilha”, e mostrou entusiasmo pela oportunidade de “experimentar mais na Jornada, em Lisboa”. Em declarações à Agência ECCLESIA, Cmiahg descreveu a JMJ como uma oportunidade importante para os jovens de todo o mundo trocarem ideias, conhecerem-se e promoverem a sua cultura.
Padre Pereira também elogiou o efeito positivo que a recepção dos peregrinos teve sobre a comunidade local. Destacou o crescimento da experiência espiritual entre os mais jovens, graças ao dinamismo e à mobilidade provocados pelos eventos.
O sábado, dia 29 de julho, foi marcado por uma “grande festa” na Diocese do Porto, que reuniu milhares de jovens de todo o mundo no Parque da Cidade do Porto. A Missa foi presidida por D. Manuel Linda, bispo diocesano, e transmitida em direto no Porto Canal.
Os Dias nas Dioceses, que estão a decorrer em 17 dioceses, servem de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. O evento, que decorre de 1 a 6 de agosto de 2023, contará com a presença do Papa Francisco.