Este é um novo campeonato que apura as melhores equipas sub-21 a nível nacional.
O Grupo Desportivo e Cultural de Gueifães (GDCG) conquistou um lugar na 1ª Divisão Nacional de Voleibol Feminino sub-21. Trata-se de um novo campeonato criado pela Federação que apura as 12 melhores equipas sub-21 a nível nacional. As restantes, disputam o sub-21 divididas entre a zona norte e a zona sul.
Esta nova divisão já deveria ter sido criada no final da época passada mas, devido à pandemia, só foi possível apurar os últimos lugares na primeira semana de novembro.
O GDCG Voleibol disputou assim com a AA de São Mamede, AVC Famalicão e CD Aves Voleibol os últimos dois lugares na 1ª Divisão e acabou por seguir em frente juntamente com as atletas de Vila das Aves.
Contactado pelo NOTÍCIAS MAIA, Américo Silva, presidente do clube há mais de dez anos, afirmou que estar nesta 1ª Divisão é um feito que “dá prestigio e motivação às atletas“. Para o presidente, é também uma forma de motivar os escalões inferiores do clube e até de atrair novos jovens para fazerem “a sua prática desportiva no Gueifães”. Além disso, é também uma maneira de “preparar as atletas para a equipa sénior feminina”. Recorde-se que as equipas séniores (feminina e masculina) do Gueifães disputam a 2ª divisão nacional.
Questionado sobre o aumento de encargos ao nível das deslocações, visto que agora a competição é a nível nacional, Américo Silva entende que a despesa será naturalmente maior mas que o clube vai tentando gerir da melhor forma. O dirigente confessa que “os patrocinios estão mais dificeis” mas lembra que o apoio do município é maior quando as equipas jogom em níveis mais altos que envolvem mais despesas de deslocação.