O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitará Portugal na terça-feira, onde se reunirá com o primeiro-ministro e o presidente da República. A visita culminará com a assinatura de um acordo de segurança e cooperação militar entre Lisboa e Kyiv.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegará a Portugal esta terça-feira, dia 27 de maio, onde terá encontros oficiais com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A visita, que se insere na estratégia de reforço das relações bilaterais entre os dois países, incluirá a assinatura de um acordo de segurança e cooperação militar.
Segundo um comunicado divulgado no site oficial da Presidência da República, “a convite do Presidente da República e do primeiro-ministro, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy deslocar-se-á a Portugal amanhã (terça-feira), 28 de maio”. O texto sublinha que a visita tem como objetivo “aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa”.
Ainda de acordo com a nota da Presidência, a visita será uma oportunidade para reafirmar “o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia”, bem como para reiterar o apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv.
Durante uma conferência de imprensa em Madrid, Volodymyr Zelenskyy mencionou apenas que estava a “planear” uma visita a Portugal. Fontes governamentais confirmaram à RTP que um acordo de segurança e cooperação militar será assinado durante a visita. A visita de Zelenskyy terminará com um jantar oficial no Palácio de Belém.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a partir de Bruxelas, afirmou que o acordo é o culminar de dois anos de apoio contínuo e servirá como base para a cooperação entre os dois países nos próximos dez anos. Este acordo, concluído há três semanas, abrangerá diversas áreas de cooperação, incluindo assistência humanitária, financeira, militar e política, no âmbito do processo de integração da Ucrânia na União Europeia.