O Ensemble Vocal Pro Musica, do Porto, através da música reúne pessoas de todas as áreas profissionais e localidades circundantes, contando com o contributo de 9 maiatos. E, nos passados dias 1 a 4 de novembro, participou na 32.ª edição do Praga Cantat 2018, na capital de República Checa, trazendo de lá um diploma de ouro e o reconhecimento do júri internacional.
A competição reuniu 22 coros de 14 países, tendo o Ensemble Vocal Pro Musica sido o responsável pela única presença portuguesa. O coro, cujo pleno é de 90 vozes, na cidade de Praga fez-se representar por 52 elementos e concorreu na categoria de Música Sacra, na qual arrecadou a medalha de ouro. Recebeu ainda um Prémio Especial do Júri pela interpretação da peça “Abendlied”, de J. Rheinberger. Além disso, o grupo foi um dos 6 apurados entre os 22 coros participantes para o Grande Prémio.
Esta foi a primeira vez que Portugal esteve representado nesta competição internacional.
O Ensemble Vocal Pro Musica, sob a direção de José Manuel Pinheiro, maestro e seu fundador, realizou numerosos concertos de norte a sul do país, dos quais se destacam as parcerias com a Orquestra do Norte e com a Orquestra de Guimarães. Conquistou também já vários prémios e distinções, como o diploma de prata na Categoria de Jazz e Música Latina no 5.º Concurso Internacional de Coros em Riva del Garda, Itália (2003), a medalha de bronze na Categoria de Coros Mistos no 8.º Concurso Internacional de Coros de Atenas, Grécia (2004), e o diploma de ouro correspondente ao 1.º lugar na Categoria de Música Sacra e Grande Prémio de Veneza, no 5.º Concurso e Festival Internacional de Coros realizado nessa cidade italiana em 2007.