A plataforma marítima é originada após o choque térmico da chegada da lava ao mar. O Cumbre Vieja já emitiu 80 milhões de metros cúbicos de lava.
Desde que o fluxo de lava do Cumbre Vieja chegou ao Oceano Atlântico foram acrescentados à ilha de La Palma (Canárias) mais de 19 hectares de terreno, segundo o Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan).
Esta plataforma marítima é originada após o choque térmico da chegada da lava ao mar. Também chamada de ilha baixa, é esperado que continue a crescer nas próximas horas.
O vulcão Cumbre Vieja tem uma nova frente que já deu origem a dois rios de lava na costa norte da ilha de La Palma, nas Canárias. Este é o terceiro foco emissor de lava ativo, além da cratera vulcânica, informa o Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol, que também avança que o vulcão já emitiu 80 milhões de metros cúbicos de lava.
O vulcão de Cumbre Vieja entrou em erupção a 19 de setembro e, desde então, a ilha tem vivido diariamente com forte explosões, uma chuva de cinzas e um corredor de lava que ainda não parou.