O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.066 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 64.823 fotografias.
“Kamloops Residential School”, de Amber Bracken, para o The New York Times, foi premiada com a Fotografia do Ano da World Press Photo. “Salvando Florestas com Fogo”, por Matthew Abbott, Austrália, para a National Geographic/Panos Pictures, foi premiada com a Reportagem do Ano da World Press Photo. A “Distopia Amazónica”, de Lalo de Almeida, Brasil, para a Folha de São Paulo/Panos Pictures, recebeu o Prémio Projeto de Fundo da World Press Photo. “Blood is a Seed”, de Isadora Romero, Equador, recebeu o Prémio Formato Aberto da World Press Photo. A obra premiada convida-nos a refletir sobre os efeitos devastadores da colonização e a importância de preservar o conhecimento indígena.
Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que de mais relevante aconteceu no mundo em 2021, promovendo uma reflexão sobre os tempos atuais e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios globais para os quais todos podemos e devemos prestar o nosso contributo.
Terça-feira a Domingo, das 10h às 22h.
Gratuito.